quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Condições para a existência de Vida na Terra

Porque existe vida na terra?

Como terá surgido?

Dedos na ar e aí vamos.

MAS NÃO! Eu queria que os meus alunos não repetissem o que estavam fartos de ouvir, sempre do mesmo modo e com as mesmas conclusões, apenas memorizadas.

Claro que foram aceites algumas das sugestões, seguidas, evidentemente, da respectiva réplica.

Porque tem atmosfera? Também Marte, Júpiter têm.... Não é suficiente!

Porque não está muito perto nem muito longe do Sol. Também a Lua..... Não chega!

Porque tem Oxigénio. Porque tem água, etc......!

A certa altura, um aluno levanta o dedo para fazer uma pergunta, mas rapidamente se envergonha, afirmando que é uma pergunta estúpida. Não consigo que ele ganhe coragem e proponho-lhe que, no final da aula, conversássemos sem a presença dos colegas.

Mas não foi necessário pois a curiosidade era enorme.
Assim, de repente, pergunta-me:
-Stor, e onde entra Deus no meio disto tudo?

Eu sei como lhe respondi e também sei que a resposta agradou aos alunos.

Não sei é se terá agradado a alguns dos pais e mães .....

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!

_ A resposta não podia ser outra.

"Nas florestas, o jovem Acteon, quando o destino o incita para uma via imprudente e duvidosa, larga os seus mastins, os seus galgos no encalço dos animais selvagens.

Ora eis que das águas surge o mais belo busto e o mais belo rosto que possam ver o olho mortal ou divino - púrpura, alabastro e ouro puro. Ele viu-o, e o grande caçador transformou-se na presa...

Assim lanço os meus pensamentos à presa sublime, e os meus pensamentos voltados contra mim aos seus dentes crúeis me fazem morrer."

(Giordano Bruno, Os furores Heróicos)

Anónimo disse...

bem...

por um lado, nós não sabemos nem a resposta que deste, nem sequer a resposta de que estavas à espera e que não fosse "das memorizadas" LOL

por outro, como é que tu lês essa questão de "agradar" aos alunos mas "eventualmente não" aos pais?

RetalhosNaVidaDeUmProf disse...

Teremos que aguardar pelo debate que eu prometi realizar com os alunos.

Anónimo disse...

Os pais, provavelmente deixaram-se seduzir pelo inatingível.

Vale a pena perder tempo a considerar isso? A resposta terá sido outra?

Anónimo disse...

conta comigo na primeira fila para te ouvir desenvolver o assunto

"como" surgiu vida na Terra, "porquê", a obra de Deus, numa aula de Ciências do 3º Ciclo...
promete

RetalhosNaVidaDeUmProf disse...

Estás convidado. Se estiveres interessado avisa para que eu faça a aula num dia em que possas assistir. Provavelmente até poderás conhecer alguns dos alunos.