domingo, 5 de outubro de 2008

Baú de Memórias

Lembrei-me há pouco do seguinte:

Há alguns anos atrás, quando me faltavam 3 cadeiras para terminar a licenciatura, fui fazer exame de Geologia do Ambiente ( a do último ano e não a outra ) na época de Dezembro. Como trabalhava e não podia ir às aulas, sendo uma cadeira do 2º Semestre, pedi apontamentos emprestados, requisitei livros, etc....
Mas surgiram-me dúvidas constantes, as quais eu ia tirando, sempre que conseguia, junto de alguns dos assistentes que encontrava, mas nunca conseguindo falar com o "professor dono da cadeira".

Até que finalmente chegou o dia.
Nervoso e preocupado, tinha uma dúvida que não tinha conseguido tirar. Fui mais cedo para a Faculdade na esperança de encontrar o professor e, mesmo antes do exame, tirar a dúvida por uma questão de segurança.

POIS É!

O professor esqueceu-se do exame mas por sorte ainda estava em casa e veio a correr para a Faculdade.

Eu, que estava ansioso à espera dele, assim que o vi sair do elevador, dirigi-me a ele para colocar a questão. No entanto, ele respondeu-me que se tinha esquecido de que ia fazer um exame e que não podia falar comigo.
Eu respondi-lhe que sabia disso e que a minha pergunta era precisamente por eu ser um dos alunos que ia fazer o exame.
Foi aí que ele me disse para eu lhe mostrar a dúvida.
Eu assim fiz.
Quando esperançado que finalmente iria ver a questão resolvida, o professor disse-me: Desculpe mas tem que esperar pois tenho que ir fazer o enunciado do exame. Daqui a pouco já pode falar comigo.

E lá fiquei eu meio zonzo a esperar.

Quando finalmente o professor passa outra vez por mim e eu lhe torno a solicitar o mesmo, ele responde-me que está cheio de pressa e que não me pode tirar a dúvida.

Fiquei confuso, mas também contente pois tal significava que ele não iria perguntar esse tema no exame e não valia a pena estarmos a perder tempo naquele momento.

Entrei na sala, olhei para as 5 questões do exame (cada uma a valer 4 valores) e verifiquei que

A PRIMEIRA QUESTÃO ERA PRECISAMENTE A MINHA PERGUNTA!

E assim, fiquei logo à partida a fazer um exame para a nota de 16.

Só por curiosidade, consegui obter 14 valores no exame!

Quem é o professor????

Dou pistas: Grande qualidade científica e pedagógica, mas muito F....da P...., vivia no Concelho de Loures e num exame de doutoramento tinha discutido com um familiar meu que por azar fazia parte do mesmo júri. Tinha já sido meu professor em 3 outras cadeiras do ramo científico.

Sem comentários: