Todos os anos vai aumentando cada vez mais a quantidade de documentos, papeis e papelinhos que é necessário preencher.
Se por um lado as aplicações informáticas agilizaram e facilitaram o preenchimento das pautas, por outro, a duplicação de informação registada em diversos locais, sobre o mesmo aluno, tornam a expressão desperdício uma realidade que é necessário eliminar.
Os desconhecedores poderão pensar que é simples.
E se calhar não se enganam!
Ora vejam lá!!!!
Imaginemos uma turma com 25 alunos: 2 com Necessidades Educativas Especiais (Dec-Lei 319/91), 5 repetentes, 5 Fora da Escolaridade Obrigatória e 10 que estavam em risco de "chumbar" no 2º Período. E este ano lectivo, ficarão retidos 5 alunos (seria óptimo).
1 pauta de avaliação de rascunho;
1 pauta de faltas totais;
1 pauta de faltas do trimestre;
2 pautas finais da avaliação;
25 registos de avaliação;
2 Conjuntos de impressos com os PEIs e afins - 20 folhas, algumas delas com centenas de NS, ANS, S, B e MB; Não sei quem vai fazer o estudo daquilo, mas uma folhinha em Excel chegava para o estudo e resumo de todos os alunos NEEs;
5 planos de acompanhamento do ano lectivo anterior;
10 planos de recuperação elaborados no 2º Período e assinados pelos Encarregados de Educação (os que vão à Escola, claro) - 20 folhas;
Os relatórios da Avaliação Extraordinária para os alunos cujas retenções são retenções repetidas;
Folhas da avaliação da Língua Portuguesa como língua não materna, para os alunos que se enquadrem nesta situação;
Folha com a avaliação das Aulas de Apoio Pedagógico Acrescido;
Folha com a Avaliação do trabalho efectuado nas Áreas Curriculares Não Disciplinares;
Folha com a indicação dos alunos cuja avaliação depende da ratificação do Conselho Pedagógico;
Folha com a indicação das faltas de professores à reunião, mesmo que em 99,99% das reuniões de avaliação ninguém falte;
Folha com a indicação dos professores que reverificaram todos os níveis, faltas, etc...
Claro, as folhas necessárias para a elaboração da acta da reunião: 1 com o resumo dos aspectos e pontos da ordem de trabalhos, 4 de rascunho, 4 finais (claro que já vi actas com muito mais de 4 folhas) mais a folha com as assinaturas dos presentes;
PESSOAL,
ACHO QUE ME ESTOU A ESQUECER DE DUAS OU TRÊS COISAS!
Assim por alto, numa das turmas de ontem, o director de turma L.J. disse-me que só à conta da sua turma iria gastar quase meia resma de papel.
Se juntarmos o tonner das fotocópias e o tinteiro das impressoras, fica a festa feita.
quarta-feira, 27 de junho de 2007
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7 comentários:
E a folhinha com a relação de alunos propostos para A.P.A?! E a folhinha com a relação de alunos que foram sujeitos a uma avaliação extraordinária?! E as "folhinhas" com a avaliação das aulas de apoio de Português - Língua não Materna?! E a folhinha com a relação de alunos que, apesar de terem excedido o número limite de faltas injustificadas permitidas por lei e estando dentro da escolaridade obrigatória, vêem proposta a sua transição?
PESSOAL, ACHO QUE ME ESTOU A ESQUECER DE MUITO MAIS QUE DUAS COISAS!!!
Uffff!!!
Olá! Encontrei os Retalhos hoje e ganharam logo pontos: pelas fotos ;) e por este post! Eu tenho tentado evitar que o meu cérebro processe a informação em forma de lista e aqui está ela! Incrível! Posso linkar este post?
thnks ;)
Acho que este método é designado por SIMPLEX, não é?
My dear Teacher:
Of course You can!
It's an honour to me.
Deixa lá. Depois o ministério compensa o papel gasto na fase dos exames nacionais. Este ano nem prova, nem critérios, muito menos pautas eram entregues. Os correctores é que tinham de levar tudo com eles...
É a lei das compensações.
Bjx
Nem era pautas, obviamente, era grelha de classificações.
Bem esgalhado!
Como sabemos há que elucidar uma mole de portugueses mal informados e/ou mal intencionados que campeiam contra os profs...
Isto nem chega a ser uma resposta à altura (que por cortesia amiúde se não dá!), é a singela constatação dos factos.
Para quem os quiser entender.
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