quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

1 DE MARÇO

Parque Nacional de Yellowstone

Foi inaugurado no dia 1 de Março de 1872 e é o mais antigo Parque Nacional do Mundo, encontrando-se localizado nos Estados do Wyoming (96%), Montana (3%) e Idaho (1%) dos Estados Unidos da América.
Cobre uma área de quase 9 000 Km2 e é conhecido pelos fenómenos de vulcanismo secundário, tais como as fontes termais e géisers, sendo o Old Faithful Geyser o mais famoso géiser do mundo.
Encontram-se, neste Parque, metade de todos os fenómenos de geotermismo conhecidos na Terra (cerca de 10 000) e dois terços dos géisers mundiais (mais de 300).
Muito antes da presença humana, ocorreu uma das maiores e mais violentas erupções vulcânicas, cujas cinzas cobriram áreas extensíssimas: todo o Leste dos Estados Unidos da América, a maioria do Centro – 0este, o Norte do México e algumas áreas da Costa Leste do Oceano Pacífico. Esta erupção foi muito maior que a famosa erupção do Monte Santa Helena, em 1980.
Deixou uma enorme caldeira vulcânica com dimensões de 70X30 Km.
Registaram-se, nos últimos 2,2 Milhões de Anos, três grandes eventos eruptivos, tendo ocorrido o último há cerca de 640 000 anos.
A sua magnitude e violência permitem classificá-las como das maiores ocorridas no planeta Terra, tendo alterado o Clima Terrestre a uma escala global.
Pertence ao grande ecossistema de Yellowstone, o qual é de clima temperado.
A sua biodiversidade é enorme, rica em variadíssimas espécies, desde as mais primitivas às mais evoluídas.
O Parque Nacional de Yellowstone foi designado como Reserva da Biosfera, a 26 de Outubro de 1976 e em 8 de Setembro de 1978 como Património Mundial, pela UNESCO.
As suas características extraordinárias podem ser vistas aqui.

Sem comentários: