segunda-feira, 11 de maio de 2009

Opostos

Há já tanto tempo que cá não escrevia.

Não é que não tenha oportunidade.

Mas sem prazer penso que não vale a pena!

Mas agora apeteceu-me...........

Lembrei-me de repente daquilo que se passou há umas semanas atrás.

No início do dia:

- Assistir ao nascer de um grande conflito entre dois alunos que acabaram por se envolver ao soco, pontapé e cabeçada, sendo que a cabeçada foi dada por cima de mim que me coloquei no meio a separar, já que ambos são bem mais altos do que eu. Tudo terminou com a ajuda dos colegas deles e da funcionária que por acaso até é das fotocópias mas que estava ali a substituir uma colega que estava a faltar. Claro que naquele tempo não houve reprografia para ninguém.

No final do dia, uma aluna minha que é do Ensino Especial pediu-me assim:

- Óh stor ajude-me que eu não sou capaz.
- O que precisas?
E apontando para os sapatos com os atacadores desapertados não precisou de dizer mais nada.

Depois de lhe apertar os atacadores e de nos despedirmos, parei um bom bocado.

Lembrei-me dos meus alunos, dos meus filhos e da contradição entre o começo do dia e do seu final.

O que me aconteceu nesse dia nada tem de especial. Muitos houve no passado bem mais complicados.

Também cheguei à conclusão que, efectivamente, a maior parte de nós não tem problemas.


MAS TAMBÉM CONSCIENCIALIZEI QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO ENTENDE O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE.

3 comentários:

Falcão disse...

Sim, e o dia valeu bem a pena.

Ainda bem que voltaste a postar.

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos. Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Penso Higiénico disse...

Sr. Professor, afinal não entendi qual o seu papel nessa luta entre alunos. Então teve que ser os colegas e a senhora das fotocópias a resolver o problema. Realmente não sei o que é ser professor nos dias de hoje...mas penso que tem que ser capaz de resolver conflitos.